quarta-feira, 12 de maio de 2010

Avaliação de desempenho

Definição do sistema de
Avaliação de desempenho

No míni Aurélio a palavra “avaliar” significa: Determinar a valia ou valor de algo e a palavra “desempenho” significa: Ato ou efeito de desempenhar, atuação, comportamento, interpretação e representação.
CARVALHO (1998) A avaliação de desempenho constitui-se numa série de técnicas com a finalidades de obter informações sobre o comportamento profissional do avaliado durante o seu desempenho no trabalho.
Para CHIAVENATO (1999), "A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento".
O processo de avaliação de desempenho é uma forma de conhecer por completo o trabalho de todos os colaboradores independente de sua função, e assim desenvolver programas de treinamentos e motivação adequados para toda empresa.
A Avaliação de Desempenho é um processo que busca auxiliar na estruturação de uma visão mais objetiva do potencial de cada funcionário, por se tratar de uma avaliação sistemática, que envolve não só o funcionário, mas também os supervisores ou aqueles que estejam familiarizados com os métodos de trabalho e com as metas da organização. A implantação da Avaliação de Desempenho por Competências mostra-se positiva, aumentando o estímulo e motivação para o trabalho, pois a objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos objetivos e resultados individuais e conseqüentemente, nos resultados da organização.
CHIAVENATO (1981) nos coloca que a Avaliação de Desempenho é uma sistemática apreciação de desempenho do indivíduo no cargo e de seu potencial de desenvolvimento.
Muitos gestores vêem na avaliação de desempenho como um conjunto de vantagens proveitosas para a melhoria da produtividade, sendo um meio para desenvolver os recursos humanos da organização, pois torna possível identificar o grau de contribuição de cada empregado para organização, identificar os empregados que possuem qualificação superior à requerida pelo cargo, identificar em que medida os programas de treinamento tem contribuído para a melhoria do desempenho dos empregados, promover o auto conhecimento e o auto desenvolvimento dos empregados, além de fornecer subsídios para definir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos, remuneração e promoção, e também para elaboração de planos de ação para desempenhos satisfatórios.

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