segunda-feira, 10 de maio de 2010

ALEM DE UM SIMPLES ORÇAMENTO BEYOND BUDGETING

BEYOND BUDGETING

É um modelo de gestão sem orçamentos, esse pode tornar uma empresa mais maleável e adaptável. Surgiu em Londres, em 1998, como resultado de uma grande mobilização de empresas que questionavam o sistema de fixar metas. E foi desse grande movimento que nasceu uma nova organização, conhecida como Beyond Budgeting round Table – BBRT, Os diretores responsáveis eram; o contador Jeremy Hope e o consultor Robin Fraser (COHEN,2002).
É um modelo que busca executar, com habilidade, uma maneira mais descentralizada de gestão. Deixando o modelo tradicional hierarquia e liderança centralizada, permitindo que a tomada de decisão e o comprometimento de desempenho, venha ser desenvolvidas para gerentes operacionais.
Beyond Budgeting tem como principal objetivo criar um novo ambiente bem gerenciado de trabalho e uma cultura de responsabilidade pessoal. Gerando assim uma motivação maior, uma alta produtividade e melhoria nos serviços prestados aos clientes.
“Beyond Budgeting é [...] uma idéia positiva que usa o abandono do planejamento orçamentário como impulsionador para melhorar o processo inteiro de controle de gerenciamento. Abandonar o orçamento força a examinar mais profundamente e mais amplamente como as organizações devem ser gerenciadas.”,
Charles T. Horngren, Professor de Contabilidade, Stanford University

Existem muitas empresas pioneiras do modelo Beyond Budgeting, tais como; AES – a empresa americana de energia (The Global Power Company), Ahlsell – esta varejista sueca do mercado da construção, American express, Southwest Airlines – a empresa aérea americana, Guardian Industries – a fabricante americana de vidros planos e espelhos, Dell – a fabricante americana de computadores, google, Toyota, química Rhodia, data sul, semco Brasil serviços, VCP papel e celulose e o grupo Gerdau.

Como exemplo, citarei a Toyota: Segundo Pflaeging, Niels, A Toyota é uma montadora de automóveis japonesa. Uma das melhores e mais lucrativa fabricante de carros e bem conceituadas empresas industriais. É um modelo de fabricação de classe mundial. Há mais de 30 anos a Toyota tem demonstrado uma rentabilidade continua.
A Toyota “estabelece objetivos de três anos para frente em cada nível da organização e o planejamento ocorre no nível da planta e da equipe. O planejamento é mensal dentro de uma estrutura estratégica clara. Doze meses de Rolling Forecasts que dão suporte ao planejamento da capacidade. Com isso o conhecimento sobre o desempenho atual é visual e imediato tendo um sistema de relatórios unificado”. (http://www.toyota.com.br/sobre_toyota/index.asp)

”Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, a Toyota coloca sempre o cliente em primeiro lugar, buscando proporcionar a melhor experiência de compra. Os veículos de alta tecnologia desenvolvidos contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos, priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente. São esses os motivos que fazem da Toyota uma das melhores montadoras com relação à satisfação do cliente, com excelente reputação com relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e serviços pós-vendas”.
(http://www.toyota.com.br/sobre_toyota/index.asp)

A escolha da Toyota pelo modelo Beyond Budgeting:
A Toyota escolheu o modelo Beyond Budgeting por ter como maior objetivo um crescimento sem limites. Buscar uma melhoria continua do sistema, um atendimento eficiente aos seus clientes internos e externos. E sua maior meta junto a esse modelo é a melhoria continua e sem limites do seu trabalho.




O grande sucesso do Beyond Budgeting na Toyota é constituído por muitos contribuintes de valor:

1° estratégias inovadoras
2° baixo custo
3°clientes leais e rentáveis
4° reporting ético.
5° Alto desempenho (alcançado pelo modelo)
6° programas de motivação geradores de alto desempenho.

Tendo como resultado uma organização enxuta, adaptável e ética, e que tem o potencial de ser a melhor e esta sempre no topo.
"O segredo do sucesso não é prever o futuro, é criar uma organização que prosperará em um futuro que não pode ser previsto." (Hammer, 2006)

Bibliografia:

Autor: PFLAEGING, NIELS Editora: BOOKMAN COMPANHIA ED ... O livro ''Liderando com metas flexíveis''.

http://www.metamanagementgroup.com/

COHEN, David. Metas: dá para chegar lá? Revista Exame. São Paulo; n.775, 11 set.2002. Tema de capa.

PFLAEGING, Niels. Beyond Budgeting no Brasil. Disponível em:
. Acesso em: 02 ago. 2003.

http://www.toyota.com.br/sobre_toyota/index.asp


(Charles T. Horngren, Littlefield Professor of Accounting, Emeritus, Stanford University).

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